Mais um, presidente??? (2)

Caro presidente:

Permita-nos lhe dirigir uma pergunta… O senhor ainda acha que estamos errados? É sério! O senhor conhece alguma companhia que teve 2 aviões retornando após decolar para um vôo transoceânico em 15 dias?

O senhor esteve na ATT logo depois do 3054, visivelmente emocionado, e consta que pediu desculpas por não ter ouvido quem lhe avisara. Por favor, escolha o seu nick, já deixaremos reservado aqui para o senhor, para a ocasião de ter que vir aqui pedir desculpas de novo.

Nós estamos aqui, há 6 meses avisando. Vai dar merda, vai dar merda. Está ficando repetitivo. O senhor está sustentando um burro com iniciativa no cargo mais importante desta empresa. Não é possível que o senhor, inteligente que é, não saiba o risco que corre.

Sr. Bologna, para que serve um presidente de uma empresa? Sabemos de sua competência com os números, mas o que é pior, amargar um prejuízo bilionário ou saber que deixou 350 famílias órfãs? Se o senhor não tem o feeling de saber o que está errado e tomar a decisão correta para mudar, o senhor merece estar aí?

Sabe, senhor presidente, o senhor não faz idéia de quanto temos de documentos acumulados. O tanto de livros de manutenção que já tiramos fotos como registro. O senhor não faz idéia do descaso com que o burro com iniciativa está tratando os aviões da TAM. Aliás, o senhor sabe. O senhor tem tido tempo para se colocar a par da situação.

Presidente, o Ruy Amparo vai te colocar na cadeia. E, é com dor no coração que lhe dizemos, se isto acontecer, é bem provável que o senhor mereça estar lá.

Abraço,

AA’s

PS: Harley, volta pra rota que vai sobrar pra você.

104 respostas em “Mais um, presidente??? (2)

  1. Sou cliente Fidlidade e estou com temor de voar TAM, a única coisa que me mantém voando com a cia sao os tripulantes que pelo que percebi sabem da ineficácia da manutenção e só voam quando tudo esta 100%. O que me preocupa e quando o ser humano falhar dai eu pergunto: e ai?

  2. E pelo que vejo so tem a piorar infelizmente. pior que o proximo acidente a vitima pode ser eu, voce e ate nossa familia. Temos que acordar os chilenos cueto. Tenho visto os livros RTA com varias panes onde sr. VP nao resolve e nos temos que economizar no combustivel. Sifu e sop sempre.

  3. Para o o presidente, visto evidentemente o mesmo ainda nao ter tomado conhecimento do assunto! POLÍTICA DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DA QUALIDADE, SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE DA TAM

    A TAM assegura que Segurança, Saúde e Meio Ambiente são valores corporativos da organização e compromete-se a executar todas as atividades pertinentes a seu negócio visando:

    à saúde e segurança de seus funcionários, clientes e parceiros;
    à segurança operacional através de seus processos;
    ao cumprimento dos requisitos legais pertinentes;
    à preservação do meio ambiente;
    à sustentabilidade do negócio.
    Para tanto, as seguintes Responsabilidades ficam estabelecidas:

    A Alta Administração e todos os funcionários são responsáveis pela prevenção de acidentes, por adotarem e cumprirem integralmente a presente Política;
    Comportamento Seguro é uma condição essencial, dentro e fora do trabalho;
    O trabalho somente será considerado adequado quando executado em observância aos procedimentos, princípios e boas práticas de segurança, saúde e preservação do meio ambiente;
    Observações de segurança devem ser feitas por todos os níveis da organização e os desvios prontamente relatados e corrigidos;
    É imprescindível que cada incidente ou desvio seja relatado e investigado com o objetivo de evitar uma reincidência. Nenhuma ação disciplinar será aplicada aos relatores de qualquer tipo de desvio, que comprometa a segurança. Não serão tomadas ações disciplinares onde não foram constatadas violações aos procedimentos ou às leis em vigor;
    Os Treinamentos e Ações Educacionais devem ser permanentes de modo a assegurar que as funções críticas na TAM sejam preenchidas por pessoas com conhecimento, habilidade, treinamento e experiência apropriados para a função;
    O Desempenho do Sistema de Segurança, Saúde, Qualidade e Meio Ambiente deve ser monitorado pelos gestores, através de indicadores, de modo a buscar melhoria contínua;
    O gerenciamento dos processos deve primar pela prevenção de toda e qualquer perda, seja ela humana, ambiental ou material, sendo o SMS um sistema integrado que abrange todos os processos da organização.

  4. Adolf, ta com a merda no pescoço. Peão que a suume a vp só pode dar nisso cagada em todos os niveis.
    A necessidade de entrar privada abdentro a puxar cardinha ta proximo.
    Tua suatica ta prestes a queimar.
    Fora.

  5. É um absurdo esse momento que a TAM está passando ,mas o pior, é que todos sabem do que está acontecendo internamente e ninguém tem atitude de mudar alguma coisa, né Sr presidente! Já demos nomes aos bois,já falamos dos serviços de bordo ,já mencionamos o despreparo de alguns ,da falta de compromisso com os CMTES e os demais,falta de higiene da comida servida aos funcionários,das mono-folgas, dos incidentes ocorridos nesse mês,oque será que está faltando ? O Sr RUYM DESPREPARO irá manchar de vez o nome da TAM,num futuro próximo,sabemos que algo mais sério VAI ACONTECER !
    E é por muita paixão que ainda estou na escala dessa empresa,mas estou correndo alto risco,não sei se vou voltar para casa . Quantos relatos no diário de bordo ? em uma etapa ,pelo menos 2 !
    Mas ainda tenho esperanças,com o apoio do pessoal do blog ,pretendo entrar 2013 sem o burro.

    SIFU,SOP,SMART BURN é oque salva .
    CORDIAL BOA NOITE AA´S !

      • Victor, não importa de onde viemos. Importa que estamos hoje defendendo a TAM como podemos. Nosso sangue é branco: todas as cores juntas se somados todos os AA’s, contando com os ocultos.

        Lá, também tinha seus defeitos, ah havia, mas lá podia recusar aeronave por coisas menos sérias que não pegava nada, além do que os pilotos tinham uma ASSOCIAÇÃO, ao contrário de nós, que temos uma associação.

        Abs, Fadec!

  6. Continuo falando, para tirar essa pessoa e requerer todos os nossos ideais temos de nos mobilizar e parar! Eu estou disposto a colocar minha cabeça na guilhotina, o que adianta trabalhar assim? TAM – TRABALHAR ATÉ MORRER , sempre foi assim e está piorando cada vez mais. Não adianta essas caralhas de SOP, SIFUFU, SMART SR BURNS….
    TODO O SISTEMA ESTÁ CORROMPIDO, NÃO É SÓ O BURRO! TEM A ANTA O PIRIQUITO O PARDAL, A EMA E ATÉ O PAVÃO! QUE TEM MUITO DIGA-SE DE PASSAGEM!

    VAMOS PARAR!

      • A empresa vai demitir depois de fevereiro, esta no site do sindicato municipal sabe por que? Porque nao fizemos uma greve quando anunciaram o corte das nossas linhas internacionais do A-320, nao paramos quando tiraram 1 comissario do A-319 agora é tarde. O ultimo recurso duquesa ja passou… Estamos atrasados, o presidente nao responde, sem greve isso aqui nao passa de um site sem força…

      • Caro colega, o xurisso postou a percepção dos AA’s. Aguarde e verás.

        Enquanto isso, nosso movimento se baseia numa estratégia já apresentada aqui. Se você realmente acha nosso blog sem força, mais uma percepção que não é exatamente a que sabemos. Temos as estatísticas diárias que apontam o contrário da sua afirmação. O blog anterior foi fechado pois havia uma contaminação piqueteira. Não é isso que queremos e não é isso que faremos.

        Já que você citou um determinado sindicato, o que eles farão? Movimento de greve? Pergunte a eles e depois poste aqui a resposta. Ah! E não se esqueça, pergunte a eles quantas pessoas acessam o site deles para simples efeito de comparação.

        Caso não seja suficiente o modo que tocamos o movimento, desculpe, apenas continue com o SOP e com o SIFU que já ajudará bastante seus colegas e à você mesmo.

        Atenciosamente, AA’s

        ps.: a terrinha estava boa?

      • Fadec, boa noite!
        Uma ideia é criar um totem virtual e gerar divulgação aos colegas, após isso com os dados de quantas pessoas estariam dispostas a parar.
        Obvio que seria um numero bem expressivo, após isso publicar com carta registrada para a fazenda e vários meios de media, ( nos somos o produto de engorda ).
        Com isso começar com intensa divulgação a viabilidade e datar as melhores datas. Com isso dar o tiro de aviso, atrasar todos os voos mas antes disso estar disposto a negociar e ouvir a proposta da sede da fazenda. Se não houver manifestação com união PARAR!
        Para quem furar, a lei dos homens…. é o único jeito!

      • Jack, obrigado pela sugestão ponderada e plausível.
        Os AA’s vão avaliar e decidir se tocamos do seu jeito ou do nosso, que é bem mais simples e seguramente mais efetivo, no meu entender.
        Nosso modo é usar o sindicato através das negociações da reposição salarial e outors pontos que estão na pauta deste ano ( http://aeronautas.aero/noticias/geral/1516-aeronautas,-aerovi%C3%A1rios-e-a%C3%A9reas-iniciam-negocia%C3%A7%C3%B5es.html ). Ou eles fazem uma coisa inédita que é aceitar tudo ou então teremos reforço dos colegas da GOL que estão muito insatisfeitos. Outra, mesmo escrito aqui, jamais poderão alegar que foi por nossa causa – tripulantes da TAM – que houve uma greve, ocorreu por que os aeronautas enquanto classe assim o decidiram.
        Aguarde por favor nossa ponderação, mas repito, muito obrigado pela ajuda!

        Abs, Fadec!!!

        SOP!!! SIFU!!!

      • Caro Cmte FADEC, lendo o link a qual o nobre colega envio-me digo que são propostas amadoras! Cada empresa tem sua cultura – necessidade e força de trabalho, 90% das questões levantadas são remunerarias, não é isso que vai evitar um acidente agora. Não vejo o porque aguardar uma empresa congênere se unir, visto que nunca houve união, as associações trabalham em paralelo, nunca ouve um dialogo franco. o próprio BLOG mostra os problemas da empresa citada, nao dos aeronautas. Não sei não…. THE CLOCK IS RUNNING!

        ABRAÇOS,

        JRyan

      • Jack, concordo em gênero, grau, número e ainda engrosso o coro que dinheiro para os aeronautas não vai evitar o próximo acidente ou incidente grave. Lendo as reivindicações do sindicato fica claro que as empresas não vão concordar, daí o dissídio vem e junto o estado de greve, daí eles não vão querer pagar e daí vem as convocações para negociação aceitando a proposta das aéreas ou marcando a… greve!

        Isto é geral, tam gol azul trip ocean web e todas as demais. Pelo que um colega que foi à primeira reunião disse, havia 4 vezes mais aeronautas da gol do que da tam. Então estamos todos felizes aqui uma vez que não estamos nem aí para a convenção coletiva, reposição salarial ou cláusulas sociais etc, certo? NÃO! Errado, vemos muita insatisfação mas pouquíssimos se movem para fazer nossa vida melhorar.

        Estaremos desta forma usando um subterfúgio para mostrar: “pela primeira vez os aeronautas da tam se uniram, foram ao sindicato e fizeram greve”. O motivo oficial o dissídio, o nosso, a “Carta de Reivindicações”.

        Realmente, é difícil acreditar, mas não impossível sonhar, que uma congênere se una à nossa causa se nem nós conseguimos mandar muita gente numa reunião no sindicato. Mas, se usarmos o sindicato como meio para nossos fins e houver presença, adesão, estaremos de certa forma unidos, como deveria ser, sempre.

        CLOCK IS TICKING AND WE CAN STOP IT!

        Abs, Fadec!

        SOP!!! SIFU!!!

      • Ah! E na remota hipótese das aéreas aceitarem às reivindicações do sindicato e a tam não aceitar nossas demandas, plano B in effect!!!

        Só um pouco de paciência quanto à sua sugestão, é preciso que todos os AA’s, dêem seus “pareceres”. Tudo o que está assinado por mim, sou eu que penso baseado nas dezenas de e-mails trocados sobre este assunto. Sua sugestão vai desencadear nova troca nos bastidores!

        Obrigado, Fadec

        SOP!!! SIFU!!!

  7. Agora convenhamos oh AA, vc acha que vão readmitir o Oliveira? Em vez disso coloca-la para desmembrar as bases CGH e GRU. O Oliveira agora vai se dar muito bem…… deixa ele quieto! Deus escreve certo por linhas tortas!

    • Por favor não me interpretem mal, mas sou obrigada a concordar com o Ryan… O comandante vai se sentir melhor depois do baque inicial…

    • Boa tarde para todos nos, sofredores e OTARIOS, pq se nao fossemos alguma coisa ja teriamos feito. O negocio e esse, nao colaborar em nada. Mas quem sempre se ferra somos nos, com comida LIXO, hoteis de M… , sujo, longe de tudo e de todos, mono folgas, e etc e etc e etc de Ruym!!!

      Vamos nos unir e nao desistir NUNCA, como falo, somos a luz do topo da piramide. Abcs

  8. Realmente muitas pequenas panes e outras grandes panes e as respostas de sempre: segue pendente! Pessoal, nem adianta ser repetitivo e dizer que é um absurdo. Só tem um jeito pessoal, divulgar ou divulgar. Dar um jeito dessas informações chegarem à ANAC, aos membros do SIPAER, ao Comando da Aeronáutica, sei lá… divulgar memo e bater em cima. Realmente o medo começa a bater em nossa porta!

    • Vou repetir pela milésima vez: Façam RELPREV. Não precisa esperar acontecer algo, podem denunciar uma condição insegura simplesmente. Ok?
      Esse documento passa por tudo que é esfera oficial, e as queixas de vocês vão chegar até lá. Façam anonimamente e depositem na caixinha, ou peçam para um “paisano” ou “terráqueo” depositar.

      • Duquesa, não adianta o sistema está corrompido! Tudo é Politica agora fia, BRIGADEIRO até chora em CPI…. esquece! está nas nossas mãos!

      • o mel não é um documento oficial da empresa formatado pelo fabricante e reconhecido pela agencia de aviação?, entao qual o problema. uma liberacao mel nao faz com que a manutencao tenha que ser citada como a parte da empresa que esta contribuindo p/ estes episodios. e se algum comandante esta voando com aeronave fora do mel, este sim deve ser punido. nenhum item que esta relacionado neste documento oficial chamado MEL interfere a ponto de causar, por si só um acidente. e se os senhores tem opiniao diferente não adianta reclamar com manutencao ou operacao. o choro deve ser junto ao fabricante da aeronave que o senhor voa. na antiga VARIG ocorria que se a tripulacao achava que a liberacao MEL não era adequada e afetaria o vôo, simplesmente não voavam. por que os senhores não fazem isso. não estao preocupados com a segurança?.

      • O problema do MEL é a repetição desnecessária. Por que não arrumar? Por que deixar para o último dia e quando este dia chega e não dá para resolver a pane migra de aeronave? Sabemos dos procedimentos de busca de pane mas sem tempo hábil, sem peças… Não vai arrumar nunca!

        Bem, prefiro “chorar” aqui a chorar a perda de um ente querido, colegas, passageiros… Meu choro é para que se cuide melhor da frota. É possivel? Sim, se você estava aqui na época do Cmte Barioni sabe que pode existir estoque.

        Quanto às outras empresas não podemos/devemos opinar, são épocas e estruturas diferentes. Lá havia uma força política muito grande do grupo de voo, aqui a força está no lado negro, por enquanto.

        Abs, Fadec!

        SOP!!! SIFU!!

      • ola comandante, qdo desconfiar de migracao de pane, certifique-se de anotar nao somente o item do livro de bordo e sim o material instalado ou removido, pois os seriais sao unicos. pode ocorrer o que chamamos de época, pois existe em muitos componentes falhas por hora limite de uso que pode ocorrer sim em algumas aeronaves da empresa em uma mesma epoca sem ser necessariamente migracao de pane. ocorre com certa frequencia em qualquer empresa aerea (ocorria na varig, vasp, tbrasil, ocorre na gol, azul ….). para tomar uma atitude desta, deve-se estar tudo documentado.

      • Caro João, obrigado por comentar aqui. Você não faz idéia a importância de sua presença neste blog. O nosso objetivo não é e nunca será dividir. Propusemos, desde o princípio, somar nossas forças para que a TAM chegasse a ser um lugar excelente para se trabalhar. E é óbvio que ela não é. Pressão por horário, quantas vezes colegas seus se sentiram pressionados para terminar logo um serviço? Temos relatos de mecânicos em bases menores em que mecânicos precisam pegar emprestado ferramentas de congêneres. Falta de estoque e material tem sido um problema sério, ou estamos enganados? Você aparenta ser um profissional extremamente competente, se você fosse o VP Técnico, daria o mesmo tratamento que o atual VP está dando aos aviões? Quando dizemos que temos tirado fotos dos RTA’s, não é para indicar a manutenção como culpada de nada. Os mecânicos fazem o que conseguem, mas trombam na falta de material e na pressão e acabam liberando MEL. Por mais que esteja previsto voar com um FMGS só no 320, não deveria ser uma prática usual, e tem acontecido muito. Tem sido comum lista de ACR de mais de uma folha. Por mais que seja previsto, o aumento das ACR indica que não houve material ou tempo hábil para resolver o problema. O grande problema tem sido a política de economia porca do VP. Nada mais. Um abraço e junte-se a nós, juntos somos muito mais!

    • Porque os senhores acham que segue pendente?. má vontade da manutencao?. ah o mecanico não quer nada com nada e vai seguir pendente!. caro senhor, sou mecanico e sim por diversas vezes preenchi em livros de bordo segue pendente, no entanto sempre baseado em manuais, e não por escolha minha e sim por falta de material ou tempo habil (pois em qualquer empresa existe a tal pontualidade). se existe alguma pane pendente fora do manual é responsabilidade primaria do senhor, junto com o mecanico que esta em atendimento a aeronave em proibir o voo desta aeronave. por favor vamos procurar o verdadeiro culpado, pois estou do outro lado e vejo piadas de comandantes com mecanicos sempre. como: e ai manu arrumou ou vai liberar mel, menosprezando totalmente o nosso serviço como se fosse coisa de segunda prioridade, ou achando que não somos preocupados com a seguranca. lembre-se que se acontecer alguma Mer… vai sobrar tambem para aquele coitadinho da manu,…criar desconfianca sobre o trabalho (principalmente dos mecanicos) é o primeiro passo que estamos dando para a lama.

  9. Eu avisei a “200 anos”, naquela época bateram a porta na minha cara porque eu não era ninguém. O avião caiu. Agora os TRIPULANTES estão avisando. Estão batendo a porta na cara deles de novo.
    O que vocês acham que vai acontecer ??????

    Clássica é a frase: “Apanha porque merece”.

    • Bom dia Duquesa e demais membros do blog. Sinceramente eu acho que nossa discussão deve extrapolar os limites da internet. O cenário que se avizinha é de dar medo e ainda tem muito caroço neste angu que não foi desfeito ainda. Não sabemos a real condição das aeronaves, uma vez que muito é maquiado. Aliás, a TAM deveria ser uma empresa de cosméticos, pois maquia que é uma beleza. Duquesa, você não conhece alguém que possa divulgar nosso blog de formamais contundente? Um grande abraço a todos!

  10. Pois é… mais uma e lógico, não vou aqui questionar ou palpitar afinal… sei o meu lugar mas… vamos admitir… estranho é!
    Um Airbus 320 TAM, na ultima 5a.feira, saído de Aracaju e vindo para Guarulhos, ficou 1 hora sem comunicação, saiu da rota e acabou escoltado por um FAB, o que, a aeronáutica considerou “anormal”.
    Semana passada, Airbus saindo de Ribeirão Preto e vindo para SP, aborta descolagem, saia faísca de uma das turbinas. O voo não saiu da manutenção. Outro Airbus seguiu para buscas os pax.
    Ops!!! E aí? Porém… juntando-se todos os demais “Ops!!!” dos últimos dias… não dá prá digerir tipo “ahhh… mas estava em segurança ou… isso acontece… etc.etc.” O que eu sei é que não é normal!
    Fico pensando… nessa “guerra” pelo SOP (mais do que legitima), combustível… não será que “para cumprirem despesas de combustível uma vez que, com vocês, não vão conseguir economizar mesmo como desejavam… não será que… estão sendo negligentes com outros compromissos importantes com manutenção?”
    E aí? Segurança??? Por onde será o melhor caminho? Prá todos… vocês e os pax?
    Otima semana para todos.

      • Pois é amiga… tá no oitavo mês já… às portas de parir e já avisaram que vai ser um “parto de alto risco”!

    • Sandra, ótima colocação sobre o quanto podemos ou não estar fazendo a diferença.

      Não foi um movimento que derrubou tantos outros, não será este que será imputado ao nosso movimento. Não é agora que o estoque de peças está marginal, sempre esteve assim nas gestões do Sr. Ruy Amparo.

      Mas… Supondo, e reforço que ano passado decidiu-se o quanto a TAM gastaria com manutenção, que nosso movimento tenha drenado dinheiro da manutenção para o combustível, o que é mais sensato? Derrubar mais um avião ou atender a LEI? Atender quem gera riqueza para a empresa? Aumentar a produtividade praticamente sem custos?

      A gestão – mais parece uma congestão – do Sr. Ruy Amparo deixa sinais claros. Sinais de escombros, cinzas e sangue. Os AA’s existem para que isto não ocorra novamente e a TAM continue transportando com alegria por muitos e muitos anos. E você é testemunha disto. Agradecemos o seu apoio sempre!

      Abs, Fadec

      SOP!!! SIFU!!!

    • o senhor deve conhecer o site the aviation herald. é o site dentre todos que cita acidentes, incidentes, crashes de forma mais completa e independente. tudo relacionado a aviacao mundial. a TAM como era de se esperar consta lá com varios casos citados, no entanto, para sua surpresa, procure escrever GOL, Avianca, American, Lufthansa. e verás que as demais empresas tem mais casos citados que a propria TAM. será que é a tal maquiagem que falam?. porque retorno de voo, inflightshutdown, perda de sist hydr, Bleed nao tem como maquiar. sempre sobra para o elo, mais fraco. os despreparados mecanicos de manutencao que não precisam estudar/trabalhar ao minimo 10 anos para liberar um avião. (como temos que cumprir realmente). Neste mesmo site voces veram empresas conceituadas com as mesmas panes que as aeronaves da tam apresentaram. tanto problemas com trem de pouso, como inflightshutdown, como tambem perda de hidraulico, inclusive em aeronaves do mesmo modelo ou semelhante. e só olhar lá. vamos aliviar o fardo da manutencao por favor….ou toda a manutencao no mundo todo é culpada.

      • João, ao que parece por seus comentários é que a empresa que vc trabalha o trata muito bem, nao faz o senhor trabalhar horas a mais, que tudo reina na melhor condição de serviço.que esses aviões retornaram ou pousaram com o trem de nariz a 90 graus são coisas normais. Que a empresa que vc trabalha nunca teve um acidente grave. Na empresa que trabalho os mecânicos , ou melhor anjos da guarda, reclamam sim, da falta de pessoa, falta de material para trabalhar. Que push botons nao são presos por uma simples fita adesiva, por falara de material. Nunca li um comentário aqui dizendo mal dos mecânicos, que fazem até demais nas condições que trabalham. Queremos aqui agregar comentário e opiniões que façam a nossa empresa um lugar bom para se trabalhar. Mas pelo que vejo, o senhor esta muito confortável de sua mesa vendo o circo pegar fogo. Acorde senhor João, se outro vier pra baixo, duvido que sua mesinha continuara uma posição confortável ….

  11. Pois é pessoal … Grande aliado ao nosso movimento serão as denúncias aos órgãos públicos… Eles hão de cruzar as informações (denúncias/reivindicações) e constatar a veracidade.

    Creio também que a idéia dos. “santinhos” afim de divulgar o blog poderia ser pensada …

    Voem seriamente, Voem SOP!

    BONS VOOS!

  12. Vai ver lá se a Escala tem alguma coisa a ver com a mudança de rota desse avião! Ah, mas aí vem um “esperto” e “puxa saco” e diz, mas o que a Escala teria a ver com isso?
    Eu tentarei explicar em poucas linhas para nao me alongar ainda mais no assunto:

    1-Pilotos voando cansados no limite da fadiga; De repente programam no FMGS uma rota diferente ou usada anteriormente passando por aerovias diferentes do plano de voo atual apresentado;
    2-Ter seguidas monofolgas sem sequer conseguir voltar direito pra casa pra ver a família;
    3-Dormir em hotéis, muitas vezes inadequados;
    4-Ser tratado com falta de respeito e levado ao limite do stress; como vem acontecendo diariamente;

    Só pra constar o avião tem pelo menos 3 sistemas de radio VHF, além de HF e comunicação via satélite até por mensagem e em falha de comunicação o que se aprende desde o aeroclube é colocar o código de falha de comunicação no Transponder!
    Se esse avião teve mesmo falha em todos esses sistemas então nao deveria nem ter decolado! Se foi em voo, fica ai o codigo do transponder e seguir o que manda o regulamento de trafego aereo! Então onde eh que poderia entrar a escala em tudo isso aí? No que eu falei da fadiga aí em cima! O cansaço a que estamos voando constantemente pode nos induzir ao erro! Pode ter acontecido isso? Pode! Pode ter sido falha total no sistema de comunicação? Pode também! Mas o que aconteceu mesmo só os pilotos e a empresa sabem! A empresa nao vai divulgar isso, vai fazer o que sabe fazer de melhor, independente do que houve vai colocar no R…..dos pilotos!

    Estamos sendo avisados que pode ter outra tragédia na aviação novamente e os grandes responsáveis nao querem se manifestar! Esta nas nossas mãos! Temos que agir antes que a M….aconteça de novo! Temos que parar! Nem que seja por um dia! Nos somos fortes e todos juntos podemos fazer isso com ou sem sindicato, mas se for sozinho lá vai se ferrar, nao vai virar mártir, vai ser demitido! Nem preciso dizer! Estamos cansados de saber!
    UNIÃO, só com isso poderemos alcançar nossos objetivos! SOP sempre! Que Deus nos proteja e nos de seguros voos!

      • Bastante curioso esse caso… não sou funcionária TAM, mas, como engenheira, sei que uma perda total de comunicação, pelo o que tenho estudado, de acordo com a regulamentação que o fabricante deve ter seguido para certificar a aeronave, é uma falha catastrófica, logo deve ser extremamente improvável (probabilidade menor que 10^-9) … até eu, como passageira frequente, fiquei intrigada com o motivo dessa escolta..
        Fly safe!

    • Nobre amigo!

      Estamos numa corrida de cross country! Temos muitos obstáculos e sem dúvida uma pausa no meio do trajeto seria por a prova a perder. Mas não deixaremos de fazer a pausa se esta for para ganhar muita força e cruzar a linha de chegada com uma vitória (não aquela)!

      Obrigado pela participação!

      Abs, Fadec

      SOP!!! SIFU!!!

  13. É senhoras e senhores, temos o SOP e a estratégia dos AA’s, penso também que parar é uma boa idéia, porém imediatista, e quem sabe não é o que os chefetes não estão querendo, a idéia de parar nos vem a mente por pressa, por impaciência, não vamos nos precipitar, vamos confiar nos AA’s, eles merecem um e muitos votos de confiança, já falei anteriormente que concordo em parar mas, é por causa da minha falta de paciência, que preciso doutrinar pra não queimar a língua, afinal, quem tem pressa come crú ou queima a língua.

  14. Fim de ano chegando…Tudo que as empresas querem é desculpa pra zona que fica. Alguém se lembra daquela ameaça de greve dos aeroviários há algum tempo atrás? Se tivéssemos poder de mobilização, faríamos a paralização agora. Mas, se assim fosse, esse blog não existiria. Somos discordantes e desunidos, além de termos uma preocupação com a autopreservação inerente à condição de aviadores. Complicado. Mas os fatos estão aí. Uma sucessão de incidentes como esses já teriam decapitado vários VPs de companhias de ônibus, de lancherias, até da banca do camelô da esquina, mas, aqui na LALATAMTAM, parece que tá todo mundo tomando a mesma bebida daquele pessoal que estrela os “Diálogos” no vídeo de bordo. Concordo que, agora, nos resta manter o voto de confiança nos AA e aguardar seu chamado.

    SIFU!

  15. ola senhores, lendo o post não acreditei que a trip esta tirando foto do livro de manutencao. sou mecanico, e nao acredito que os senhores voam um aviao em que não estao acreditando no serviço executado. Falo por mim, pois para poder colocar meu nome num livro de bordo com serviço executado tive que esperar 2,5 anos de curso, passar em 3 habilitações da ANAC, trabalhar mais 3 anos como mecanico junior/pleno passa alcancar a CHT e esperar mais 4 anos de expedição para rubricar o livro. esperei 10 anos para poder me responsabilizar totalmente pelos meus atos na aviacao. tambem possuo curso superior como grande parte dos meus colegas e efetuamos os serviços sempre de acordo com o manual de manutencao da aeronaves. até mesmo o MEL, subjugado e muita vezes entendido como modo mais facil para manutencao, necessita ser seguido. Fazemos de tudo para que a aeronave saia em perfeitas condições, e quando nao há material ou tempo habil, utilizamos o MEL. não é opção de um ou outro mecanico e sim politica de todas as empresas aéreas de linha como os senhores sabem. existem empresas que fecharam, e os senhores sabem, escreviam reportes em guardanapo. todas aeronaves modernas se reportam ao Centro de manutencao ainda em voo, com todas as falhas (inclusive com falhas nao reportadas p/ tripulacao – tanto airbus como boeing). em relacao aos voos citados é muito facil verificar se houve falha de manutencao ou não. e digo, não é tirando foto do livro de bordo e sim verificando voo apos voo se a pane voltou a ocorrer apos a acao de manutencao. mesmo assim com a reincidencia da pane os manuais de manutencao das aeronaves estipulam troubleshoting onde não uma, mas varias peças em uma determinada sequencia devem ser substituidas p/ eliminacao da pane. não é igual o nosso carro que trocamos o que achamos. existe uma sequencia, e ela deve ser seguida, e se a pane for solucionada com a troca do ultimo componente, a aeronave deve ser despachada acordo MEL qdo caber ou ficar em AOG. se não está no mel não Voa. simples. vamos todos dividir o fardo sem querer encontrar culpados, principalmente na linha de frente, onde todos devemos procurar o bem comum.

    • João, é muito bom você participar aqui e ajudar a mostrar como funciona a manutenção para o público geral.

      As fotos são para rastrear o item MEL que está vencendo e troca de aeronave, mostrando assim o descaso e falta de comprometimento com a segurança do Sr. Ruy. Ou a ordem não vem dele? Ou são vocês, os mecânicos da linha de frente os responsáveis por gerir o estoque? Aliás, onde fica o estoque dos widebodies em Guarulhos? Não é em Congonhas e quando alguma aeronave tem problemas de última hora sai assim mesmo, via MEL, pois a peça vai demorar? Eu já vi isto ocorrer muitas vezes. Se está no MEL, está OK, mas falta atenção à frota. Isto não se pode negar.

      João, é disso que estamos aqui pedindo para mudar, não culpamos os mecânicos que são obrigados a trabalhar muito e sem condições de resolver o problema, seja por fata de peças ou de tempo hábil. Continue conosco pois juntos vamos mudar isto!

      Abs, Fadec!

      SOP!!! SIFU!!!

      • obrigado pela pronta resposta. o Sr. está certo neste ponto. Logistica não é o forte da empresa. O que não pode ocorrer é uma cisão entre tripulacao e manutencao de linha, muito menos desconfiança da execução de um serviço, ou a falta de comprometimento da manutenção.
        boas…..

      • Estamos juntos! Saindo o Ruy melhora para todos!

        Abs, fadec

        ps.: aqui somos pares, nada de senhor ou comandante, nada de degraus entre nós!

      • Hola!!!

        Relembrando tempos passados observo que raramente tínhamos itens em ACR na época da Gestão anterior….

        E isso me faz perceber conforme palavras do Fadec, QUE É POSSÍVEL MANTER ESTOQUES. ENTÃO O PROBLEMA NÃO É A LOGÍSTICA DA TAM QUE É RUIM, ACHO QUE FALTAM DIRETRIZES DOS ALTOS ESCALÕES….

        Ou não? Será que estou errado? ME AJUDA AÍ Ô!!!

        Será possível que até fitas auto-colantes dupla face estão em falta para liberarem um avião com a portinha do compartimento que fica em baixo do JUMP da Chefe, que não parava fechado, devido FALTA DE TEMPO HÁBIL?

        O pior é que quando falavam que iríamos sentir falta daquela época achei que fosse piada. E NÃO ERA…

        SOP & SIFU!!!!!

      • No ano passado, recebi um email com um “pedido de socorro” a Abrapavaa por pessoas de manutenção da TAM devido procedimentos que vinham sendo tomados e, que, com certeza, comprometiam todo resultado de um trabalho sério e responsável de suas equipes de manutenção.
        Abaixo, um pequeno trecho do que recebi:
        “…BOM DIA Srs.!!
        AS FOTOS REVELAM, ALEM DO ABSURDO E DO TOTAL DESCASO COM A MANUTENÇÃO NA TAM POAMW.
        O DESPREPARO , A FALTA DE CONHECIMENTO TÉCNICO DO Sr.D…. L…. ( CHEFE DA BASE DE MNT POAMW TAM ) E O AMADORISMO DO Sr A….C. L… ( GERENTE REGIONAL DE MNT SUL) QUE, QUANDO APARECE NA BASE É PRA ORDENAR COMPROMETIMENTO, FAZER CRITICAS AO DESEMPENHO DA BASE ,ACOMPANHAR AUDITORIAS OU PARA DEMITIR MECS AUTAMENTES EXPERIENTES,PRÁTICOS E COMPROMETIDOS COM A SEGURANÇA NA MNT DA TAM.
        O Sr. D… AUTORIZOU A COMPRA E A CONFECÇÃO, E OSr. ÁLVARO AVALIZOU O USO DESSE MATERIAL Ñ/AERONÁUTICO NAS ANVS DA TAM.
        VALE RESSALTAR QUE A MAIORIA DOS MECS NÃO SE DERAM CONTA QUE ESTAVAM UTILIZANDO PREGOS SEM CABEÇA.
        JUNTO ESTOU ANEXANDO O RELATÓRIO DO PESSOAL TÉCNICO DA BASE POA. O Sr. D… APARECE COMO CHT EM MOTOR A REAÇÃO SE ELE NUNCA TRABALHOU NA MNT DE ANVS, E PRINCIPALMENTE NUNCA ENCOSTOU A MÃO EM UM MOTOR A REAÇÃO?

        e… por aí vai! Diante desse pedido, o que fiz? Contavam com uma reação de minha parte. Lá fui eu para a imprensa… com todas as fotos que me enviaram e…
        Estadão… Fantástico… Folha de SPaulo… todos impressionados e interessados. Vamos fazer matéria mas… aí… é aquilo que já conversamos aqui… NINGUEM QUER SE EXPOR pelo menos para falar em “off”, com a garantia de não serem identificados mas… não toparam!

        E… como sempre a imprensa vai ouvir os 2 lados, se um não quer falar… quando chega na TAM e, nesse caso, ela iria fazer questão de falar (afinal, seria só ela) iria dizer que “é tudo mentira… que as fotos são montagem… etc.etc.” e… mais uma vez… o dito pelo não dito!

        Algumas das fotos anexas eram de: “Abridor de lata domestico para abrir lata de oleo de motor” – outra – “Na falta de pino padrão, usar prego sem cabeça” – outra -” abridor de garrafa danificado no painel de manutenção”, etc.etc.

        Bom dia a todos!

      • Somente para deixar BEM CLARO!

        Nossa EQUIPE de MANUTENÇÃO é NOTA 1000!!!! Basta somente citar algumas FERAS como o RATÃO e outros muitos, que MANJAM DEMAIS da aeronave e fazem o possível e o impossível!!!!

        Verdadeiros McGYVERS!!!

        Como todos sabemos, o problema é mais em baixo, ou melhor, mais em cima, em algum escritório em algum andar de algum prédio desta empresa….

        FULL SOP & SIFU!!!!

      • Concordo em gênero número e grau.
        Conheço mecânicos daqui. Tem gente muito competente. Um deles tem 40 anos de aviação. O cara não entrou ontem, merece respeito.
        Só que de nada adianta ter o prêmio Nobel de mecânica nos quadros da empresa se você não dá ferramentas nem deixa o cara trabalhar direito. É só pra sujar a ficha dele. Já passei por problema parecido no meu ofício no passado e sei muito bem o que digo. Superar dificuldades pontuais do serviço é uma coisa, miséria operacional é completamente diferente!

    • Me vem à cabeça: o que leva um idiota desrespeitar uma norma de segurança de que é proibido o uso de filmadoras e celulares durante pousos e decolagens?

      Fly safe! Se os passageiros deixarem…

      • Cara nao entrarei no merito de discutir normas de seguranças mas se realmente fosse perigoso nao haveriam filmagens de dentro de avioes tanto de pilotos como engenheiros entre outros…

      • Tb acho Duquesa, foi exatamente por isso que postei duas respostas gigantes para o pax sem noção, já vi cada aberração que pelamor… muitos são inconvenientes, falta bom senso. Ja vi casos do cmros tentar ter um minuto de tranquilidade para engolir o prato de comida que lhe foi destinado por lei (pq nem sempre sobra tempo para isso!) e o pax chegar bombardeando com um milhão de perguntas totalmente desnecessárias… “pra quantos lugares vc já foi?!”, “onde vc mora?” “quanto vc ganha?”, “que rio é aquele lá embaixo?”… A mais cômica (para n dizer trágica!), foi o episódio do rio.
        Não sei, mas, minha lógica me diz que tripulante viaja muito (e cada dia pra um lugar diferente!). Tendo em vista o tamanho desse mandão, seria impossível saber nome de cada coisa que se vê la embaixo, nem um hiper ultra, mega, master, em Geografia, equipado de um HD igualmente intimidador poderia guardar tanta informação… mas bom, tem maluco pra tudo!
        Acho que cmros ainda sofrem mais, pax brasileiro é a tragédia das tragédias, parece que tem prazer em atrapalhar o trabalho dos outros, não respeitam nada e nem ninguém, salvo raras exceções.

  16. Também confio na galera da manutenção. Até hoje um pessoal muito competente e amistoso, que faz o possível e o impossível. Tiro meu chapéu pra eles, pois também vivem sob chicotadas.

  17. Venho sempre que possível acompanhando esse blog e essa luta, a meu ver, correta e séria. Observo que sempre aparecem reclamações de que nada é feito para evitar ou mitigar os problemas. Acho que uma saída seria o uso da criminalização dos acidentes aéreos a favor desse “movimento”.
    O nosso Sistema Judiciário é inerte, precisa ser provocado. O Inquérito Policial pode ser iniciado com a apresentação, na delegacia, de alguém preso em flagrante delito ou após o conhecimento pela autoridade policial da eventual pratica de um crime, a chamada notitia criminis.
    Sempre leio que vocês possuem bastante material (provas) dos absurdos cometidos por isso não vejo problema em tentar instaurar um Inquérito Policial para que sejam apuradas as denuncias e posterior responsáveis, tendo em vista o que está descrito no Art. 261 do Código Penal, que transcrevo:
    Art. 261 – Expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea:
    Pena – reclusão, de dois a cinco anos.
    Sinistro em transporte marítimo, fluvial ou aéreo
    § 1º – Se do fato resulta naufrágio, submersão ou encalhe de embarcação ou a queda ou destruição de aeronave:
    Pena – reclusão, de quatro a doze anos.
    Prática do crime com o fim de lucro
    § 2º – Aplica-se, também, a pena de multa, se o agente pratica o crime com intuito de obter vantagem econômica, para si ou para outrem.
    Modalidade culposa
    § 3º – No caso de culpa, se ocorre o sinistro:
    Pena – detenção, de seis meses a dois anos.
    Observem que no Caput do artigo o verbo é expor, não necessitando que danos sejem causados. Bastando apenas expor a perigo.
    No tocante a notitia criminis anônima, para viabilizar a responsabilização criminal, admite-se a notitia criminis anônima. O STJ destaca não haver “impedimento de que o inquérito policial tenha se iniciado após denúncias anônimas”. (STJ, Sexta Turma, HC nº 97.212/PE, Min Jane Silva,Dje 30/06/2008)
    É apenas uma ideia, boa sorte, bons voos e sempre estarei por perto.

    • E por que será que estão tentando a descriminalização né?? Logo, logo, laudos não poderão mais ser usados em inquéritos policiais, mesmo que a tradução do texto seja: “assassinato”.

      • Pois é amiga… essa tem sido uma das batalhas da Abrapavaa. Infelizmente o PL-2453/2007 acaba de ser aprovado na Câmara dos Deputados, agora, só falta o Senado. A pressão é enorme pela aprovação. Ou seja, o trabalho da policia e do Minist.Publico, seja ele Estadual ou Federal, ficarão comprometidos pois, enquanto o CENIPA estiver investigando um acidente, ele não fornecerá informações a policia para que seja feita a investigação criminal e, isso só irá acontecer, se ele, CENIPA, entender que o acidente “tem indicio de crime”.
        E como saber? O CENIPA emite Recomendações de Segurança e não aponta culpados, nem é sua finalidade e então… quem irá responder a sociedade e aos familiares que é ou quem são os reponsáveis por aquele acidente?
        Só a investigação criminal poderá fazer isso e agora… como fará? Como acreditar que as investigações serão transparentes? Como teremos ferramentas para uma investigação se a Aeronáutica estará protegida por uma Lei e não fornecerá informações? Até porque, Relatorio Final não pode ser usado para se definir culpas. Ele existe somente para se prevenir futuros acidentes.
        Agora pergunto: Com RSO´s que são somente Recomendações? Se ao menos fossem mandatórias… muitos mas, muitos acidentes já teriam sido evitados.
        E então…. quem será o responsável? Um dia teremos essa resposta com a aprovação da Lei?

      • Minha amiga, só vejo uma saída: uma mudança nesse dispositivo que transforme automaticamente as recomendações em mandatórias, com aplicação sob responsabilidade da ANAC.

  18. Penso que se é lei sobre não usar eletrônicos, independente de interfirirem ou não nos equipamentos de navegação, deve ser cumprida tal norma.

    Além de tudo é questão de educação cumprir normas em ambientes públicos.

    Infelizmente casos como esse e o do pax monstro que mordeu nosso colega, acontecem pois a empresa que tentamos melhorar permite isso, tirando nossa autonomia de tripulantes a bordo.

    Afinal nossas faixas douradas, ausentes no uniforme feminino mas presentes de forma invisível na profissional feminina.

    Mais um item para lutarmos: EXIGIR NOSSA AUTONOMIA PARA EXERCER NOSSA PROFISSÃO DE MANEIRA SEGURA E DIGNA DE VOLTA.

    Tripulantes antigos sabem o que era trabalhar de verdade, exigindo respeito, cuidando da segurança de todos…

    Bons voos a todos. SOP , SIFU, SAFE…

  19. Como eu apenas fiz um comentário irei me retratar melhor . Eu concordo que normas devem ser seguidas, principalmente num pais como o nosso onde nada quase é seguido. Referente a norma o que eu penso é o seguinte: é proibido porque é proibido. Isso por si só não basta. Se você ou qualquer um me mostrar ao menos 3 acidentes causados por isso eu me contento. Quanto ao caso ocorrido com vossos colegas realmente ninguém é obrigado a ter sua imagem exposta sem dar prévia autorização. Agora quanto de nós mesmos não nos deslumbramos ao ver um video no youtube ou em outros lugares de pousos/ decolagens/ e afins?. So isso que eu gostaria de esclarecer. Temos que pensar também em uma questão quanto a proibição. De onde ela veio, quando ela veio e o real propósito? Porque se você não pode filmar em certas etapas ou nenhuma etapa você perde uma prova fisica de erros, causas entre outras para qualquer acidente e incidente. Afinal, por ser proibida ela eh invalidade já que você não teve autorização para o mesmo.

    • Mas também não d´´a pra ignorar o fato produzido por ela e as centenas de outras testemunhas confirmando o fato, não?
      Agora, eu acho desnecessário expor tripulantes. Deixem os coitados trabalharem em paz…

  20. Será que se os 174 pax usarem celular não atrapalharia ?? Será que se evacuarmos o avião e houver indivíduo dormindo com um fone de ouvido super alto…. sem ninguém ao seu lado…. será que ele se salvaria??
    Não quero pagar pra ver…. me incomodo muito quando os pax tiram fotos na cabine e querem tirar nossas também…. afinal estamos trabalhando…. e repito : se é regra deve ser observada. Se fosse inútil, como alguns pensam, já teriam arrumado um jeito de mudar isso

    Bons voos

    • Com esse excesso de automação nas aeronaves todo cuidado é pouco. Mas se eu pego algum colega meu de poltrona com aparelho ligado eu escroteio mesmo, mando desligar na hora. Uma vez fiz um escândalo quando o avião pousou, chega a funcionária da companhia que estava de traslado na minha frente ficou zoiuda de medo.Vão me reportar pra quem??? Não sou tripulante!
      Mas, por outro lado, também se faz necessário que haja alguma testemunha das “obras” que acontecem na aviação desse país.

    • Se for assim entao uma pessoa surda nao pode dormir em voo ne? Se atrapalharia nao sei..pensa pelo raciocinio inverso. Um avião nao possui sistema de quebra/isolamento de sinal entao todos os sinais de telefonia a sua volta o afetariam. Hoje em dia qualquer parte do mundo eh cercado de frequencias Agora se voce aceitar tudo na questao dos achismos sem nenhuma prova e sem contestação ai sim fica dificil discutir sobre qualquer assunto. E quanto ao filmar os tripulantes eu acho errado, ja falei sobre isso. E nao ache que se fosse inutil as pessoas discutiriam sobre., o descanso de voces e bom tratamento que eh a coisa MAIS UTIL nao eh discutida direito, portanto, muito menos essa seria discutida. Eh muito mais facil por medo e falar que nao pode porque nao pode.Mas nao iremos discutir sobre isso ate porque nao eh o foco.

      • Avante, simplesmente é uma regra interna, nosso dever é manter a ordem dentro do que está escrito e se está escrito que não pode, não pode. Não fui eu que escreveu a regra, eu cumpro e faço cumprir.

        É nosso dever, simples assim. Eu que acabei gerando a discussão pois realmente fico p. da vida quando vejo PAX descumprindo normas de segurança. Ninguém fica feliz quando está trabalhando e alguém faz o que não pode debaixo do nariz. Agora, se interfere ou não, não sei, sou só piloto. Não seremos nós, os AA’s que vamos levantar esta bandeira. Seremos nós, os AA’s que vamos pedir para seguir todas as regras, SOP, MGO, MNTT, MNTC etc.

        Abs, Fadec

        SOP!!! SIFU!!!

    • Sim eu te entendo perfeitamente fade…enfim nos todos aqui estamos pra agregar e ate mesmo discutir ideias entre outros mas jamais para desuniao..sobre isso se enquadraria em outro topico. O importante agora eh SOP e SIFU neles!

  21. quanta frescura nos EUA o pessoal nem liga pra essa de filmar a bordo e outra se fosse assim o Bin Laden já teria derrubado e fodido com todos os aviões nos EUA só com uma linda camera, essas frescura me lembram esses dois videos e outra vcs por acaso viram aquela charge PLANO FRUSTRADO aquilo sim é de dar medo um dia,

    e esse tb

    é ou não é ? e outra tem tanta coisa de foco pra vcs se estressarem vão se estressar com passegeiro caipira que tem aquelas manis de todo pobre!! quem nunca foi criança um dia? é muita frescura

  22. Ops o 2 video é esse

    tem um video que estou procurando cujo compara a comida dos soldados nazistas no Egito e comparando com os ingleses na mesma situação eu hei de achar no ponto ah tirar foto e filmar decolagem faz parte do cotidiano de nós pobres!!!

  23. Prezados, eu estava a bordo do vôo para LHR que retornou para GRU.
    Só posso parabenizar a tripulação pela seriedade, segurança e principalmente pela cordialidade.
    O Cmte deixou todos tranquilos apesar do incidente. A tripulação de cabine foi espetacular.
    Infelizmente eu estava viajando a trabalho, não pude optar por outra empresa.
    Podem ter certeza que se tiver opção, a TAM ficará por ultimo. Como passageiro, é o melhor que posso fazer para apoiar.

    Abraços!

    • Caro Luciano, muitíssimo obrigado pelo apoio. Queremos ter o prazer, em breve, de dizer a todos que conseguimos dar uma força para que esta empresa deixe de ser um táxi-aéreo inchado. Um abraço!

      Presidente… Viu? É à tripulação a quem o passageiro se refere sempre. Os mesmos que limpam as c…das do Ruy e a quem ele tanto despreza e maltrata. Pense nisso.

      • Caro AA,

        Eu estava sentado na poltrona 34A, de frente para uma das comissárias.
        Volto a afirmar que ela (e toda tripulação) deixou todos que estavam por perto super tranquilos. Se isso não é zelar pela segurança do vôo e vestir a camisa da empresa, não sei outro nome.
        Mesmo sob toda a pressão, sob todos os problemas e principalmente, sob as condições de trabalho oferecidas, aquela pessoa prestou um serviço além da sua obrigação.

        AO PRESIDENTE… lembre-se que só estou voando TAM (por enquanto) nos vôos a trabalho.
        Mas fique tranquilo que a Secretaria Geral e a Agencia (Carson Wagonlit) que presta serviço para empresa adorou conhecer este blog, principalmente depois do meu incidente a caminho de Londres.
        Também já estou mostrando o blog a colegas e esperamos em breve poder optar pelos concorrentes.
        Enquanto você tratar seus profissionais assim, farei a minha parte por eles, tirando um pouco do seu.

        Abraço!

        Luciano

      • Olha aí, presidente… Além de tudo, o Ruy está custando dinheiro para a companhia. Uma hora aconteceria isso, e o senhor sabe. O que nos espanta, e muito, é como o senhor está inerte vendo tudo acontecer. O senhor sabe que nós não somos meia dúzia de insatisfeitos. A pesquisa de clima mostrou a verdade. Por mais que ela não tenha sido divulgada, o senhor sabe a verdade. Tem muita gente boa no mercado, o senhor acha alguém para colocar no lugar dele.

        Luciano, muito obrigado pelo apoio. Esta é uma faze de transição. Pode durar meses, anos, mas uma hora o presidente muda o VP. E aí, sim, poderemos voltar aqui e dar outro voto de confiança. Abraço!

      • Caramba, adoro ver esse blog ganhar visibilidade! Aos poucos as coisas estão assumindo os devidos lugares, creio q seja apenas uma questão de tempo… obrigada Luciano, divulga mesmo! Precisamos dar nossa colaboração, é um problema q nos concerne também… :)

  24. Srs boa noite!! Como alguns sabem sou tripulante de outra empresa!!! Estive pensando em varias idéias a muito tempo para tentar ajudar . A SRa Sandra não poderia ter um facebook sobre o blog p tentar divulgar mais a vossa idéia? Já que não podemos ter? Também pedir talvez para alguém que esta acompanhando o blog desenvolver um site usando o marketing inverso. A Tam não usa e sempre usou o marketing para crescer? Só algumas idéias. Vejo que muitos passageiros estão lendo o blog. E Também pedir para alguém de propaganda fazer algum vídeo profissional e colocar no you tube. Não digo que vocês não escrevem bem, muito ao contrario . Leio textos muito em redigidos. Porém penso que fosse interessante tornar tudo mais profissional, e usar das mesmas armas que a TAM sempre usou para se promover. Algumas vezes, talvez, ainda o blog possa passar a imagem que sáo meia dúzia de tripulantes insatisfeitos. E não penso assim. Mas talvez alguém pense.
    Tomara que tenha ajudado. Estou sempre por aqui.
    Um grande Abraço Paulo.

    • Acredito que a sua idéia deveria ser vista com muita atenção. Lembro de um casque ocorreu nos EUA com a United. A empresa quebrou a guitarra do passageiro e não queria assumir a responsabilidade pelos seus atos. O passageiro criou um vídeo e colocou-o no yuotube. Logo a empresa entrou em contato querendo fazer um acordo para que o vídeo fosse retirado. O autor não aceitou o acordo e o vídeo continua.

      You Tube: United breaks guitars.

  25. Agora teve mais um caso, aparentemente grave: o avião que levava o cantor São Jorge de SP para o Rio (ponte aérea) teve pane durante o voo e retornou pra SP, forçando-o a cancelar o show. Vale um post neste blog. Boa sorte a todos nós!

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