Trabalhar e morrer na TAM

Amigos,

Dois ataques cardíacos fatais. mais três não fatais. No mesmo mês em que a TAM anuncia demissão. Tudo bem, vai enxugar, não cresceu como se planejava. Mas cá entre nós, precisava ser assim?

Deixar as pessoas com o sobreaviso maldito no dia 26, voando com a cabeça no mundo da lua, é certo? Ruy Amparo, embora você com este seu pragmatismo boca de porco acredite nisso, o ser humano não é uma máquina.

Além do risco de demissão por lista, há ainda a demissão por motivos baratos. Sim, a TAM está demitindo na surdina. Basta ir no sétimo andar da academia e verá que tem fila pra fazer o acerto.

A pressão é absurda. Como se não bastasse a possibilidade de perder o sustento de sua família, o terrorismo paira sobre todos. Comissários reportam comandantes pelos motivos mais infantis, despachantes fazem o mesmo. E o pior é que os chefetes, na maioria das vezes, não querem saber o motivo. Tratam com comandantes de 15, 20 anos de casa como se tivessem tratando com crianças. Triste.

Junte-se tudo a hotéis sem condição de descanso, comida ruim, pouco tempo com a família, vida social insatisfatória. Não tem coração que aguente.

Enfim, o Ruy Amparo e seu método administrativo estão conseguindo. Não bastasse os aviões estarem devendo na manutenção, motores falhando pelos céus, agora está conseguindo que o último elo que segurava a corrente da segurança falhe. E este, amigos, não tem volta.

Condolências deste blog às famílias dos comandantes Álvaro e Mazaruni. E melhoras aos que tiveram a sorte de, apesar da saúde falhar, estarem ao lado de suas famílias se recuperando.

Um forte abraço,

AA’s

72 respostas em “Trabalhar e morrer na TAM

  1. É esperar a morte chegar?! Não se tem mais o que fazer?! Foram vencidos?!……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
    Alguém ou algum órgão competente, PELO AMOR DE DEUS, olhe por esta categoria abandonada à própria sorte!!!
    Alô, Ministério Público, ANAC, Cenipa, a TAM está brincando com vidas e não só a dos aeronautas, não!
    Eu estou a ponto de chorar com a situação. TOTAL DESCASO.
    Aonde vamos chegar com isso?

    • Falaste uma coisa muito importante ‘perdidos”: É culpa só da TAM ser ruim? NÃO.
      TAMBÉM HÁ RESPONSABILIDADE DE QUEM DEVERIA FICALIZÁ-LA.
      CASA CIVIL, SAC E ANAC. SE VIREM! A BATATA QUENTE TÁ NA MÃO DE VOCÊS! OLHA A RESPONSABILIDADE.
      ANAC não fez concurso? FODA-SE. Tem muito politico e assessor inutil por aí – LIVREM-SE DELES E CONTRATEM FISCAIS DROGA!

      LULA E DILMA – A CULPA É DE VOCÊS.

      • Lula e Dilma, a culpa é de vocês….não concordo. A culpa é nossa. SÓ NOSSA. Somos uma das poucas categorias que tem a faca e o queijo na mão, pois somos nós que fazemos os nossos substitutos. Querem demitir em massa, querem achatar os salários? Querem impor as folgas de 24 horas, ou as folgas compensadas? Nós temos as ferramentas nas nossas mão para evitar tudo isso. Basta não darmos instrução. Não é obrigatório, e podemos entregar o cargo. Querem contratar pilotos estrangeiros? Não damos instrução. Querem demitir? Não damos instrução. Como vão substituir-nos sem nossa ajuda? O que eu quero mostrar é que eles só nos prejudicam porque nós ajudamos, dando instrução para quem vai nos substituir. É muita burrice. Classe desunida é isso, só leva ferro.

      • Meu amigo, pense no seguinte cenário: Polícia, ladrão e cidadão. Uma cidade só com ladrão e cidadão vai acabar fazendo com que a lei formal seja substituida pelo olho por olho e dente por dente. Agora, se o ladrão está com uma arma e o cidadão com um panela e sem ter pra quem gritar, aí complica né?
        Mesmo que várias pessoas tenham panelas, ainda assim o ladrão pode dar tiros e matar várias pessoas. Não seria melhor ter um policial pra cuidar logo dessa questão e tentar preveni-la da melhor maneira possivel?
        Agora, se o policial é corrupto, desqualificado ou indisponível…
        Aí a vaca vai pro brejo.
        Afinal, pra que serve fiscalização da ANAC mesmo ??????????

  2. Acredito que o SNA poderia encaminhar um oficio protocolado pedindo ao MPF ( Ministério Publico Federal ) para que o mesmo tome providencias.

    Com esse oficio protocolado, caso venha a dar M e das grandes ira respingar geral.

    Aqui quero externar meus pesares a toda essa classe que veio perder dois colegas de maneira repentina.

    Um forte abraço a todos.

    Ps: pensem com carinho no que escrevi. Já dei essa sujestão outras vezes.

    • Eu também PAPA, mas a inércia é uma coisa triste. Espero que eu esteja enganada e que já exista alguma estratégia por parte do grupo de voo ou SNA para se eximirem de possível culpa com relação a “M” que, cedo ou tarde, dará.
      Não é ser pessimista; e sim, realista. É a quebra de um dos elos da corrente da segurança, atravessar um furo do queijo, ou derrubar uma peça do dominó. Seja qual for a teoria que o SIPAER achar convenitente, esta está sendo quebrada, e o pior; ignorada por quem deveria cuidar da segurança.
      Deixa estar… Já falei demais…

  3. Lembrei :

    Caso o SNA não possa fazer esse oficio acredito que a ABRAPAC poderia encaminhá-lo juntamente uma ” denuncia” do que está ocorrendo na tam indicando este blog.

    Estou apenas tentando ajudá-los.

    Um forte abraço a todos.

    • Boa Papafox! E olha que já rolou depoimento em comissão e tal! Vai ter gente pra endossar ao vivo e a cores esse documento.
      Ainda mais com essas demissões.

  4. Erro grande termos perdido o Barione o unico q colocou a Tam em ordem, RTA, manutencoes escalas tudo funcionava bem nas maos dele, e por motivos pueris vil e mentiras estamos pagando um preco alto demais, merecemos estar passando por tudo isso.Desculpe o meu desabafo.

    • One, a meu ver (e sou critica feroz da TAM), eu digo que olhando de fora, a “fase Barioni” – que eu carinhosamente apelidei de “Pitinini”, ou “Tom Cruise da terceira idade” – pareceu a única fase decente dessa empresa, cheguei a comentar isso com um colega meu admirador dessa bagaça hoje à tarde.
      O erro do Pitinini foi fazer sacanagem com a revenda de Boeings (dos quais ele era representante de vendas) para a TAM, mas perto de tudo o que a gente trata nesse Blog e do que outras pessoas aprontaram, o que ele fez não foi nada. Foi só um problema de ordem financeira.
      Um tostão roubado, um dia será recuperado.
      Uma vida perdida, não tem mais volta.
      É isso.

      # volta.Barioni!

      • Decente????? Faça-me um favor!!!! Fala isso para a família de mais de 70 cmtes na rua e uma infinidade de cms. As mudanças que esse senhor fez, fazendo com que os colegas do 67 após o período de instrução permanecessem lá e nao viessem pro 320 como acordado. O sr Igor bueno destratando cmtes com mais de 20 anos de empresa na frente dos demais colegas. Acordem por favor.
        Duquesa tenho respeito pela senhora , mas por favor se informe antes de escrever tamanha bobagem. É fácil ver as coisas de fora sem sentir o que esta acontecendo dentro.

      • Para além da cultura Amaro de ser!
        O que soube também é que, não foram poucos os embates diante de alguns destes absurdos que tanto se comenta aqui… tomou as dores de alguns, tentou conversar, mostrar os possíveis pontos negativos e???
        E… que para a cultura do NADA SUBSTITUI O LUCRO não interessou mais.

      • É verdade! Agora lembro que realmente houveram diversos atritos entre o Barioni e os Amaro.

      • Deep, realmente são impressões que se tinha de fora. Agora essa história de comandantes não tinha como eu saber porque essa imprensa sempre abafa o que não é do interesse, e vocês também nunca se dignaram a abrir a boca de verdade até o dia em que o Anônimo criou o Blog e, francamente, eu quase não falava com funcionários da TAM, pois tava todo mundo lascado, sofrendo mas não perdia aquela pose de rei na barriga “porque eram melhores que a VARIG”. Aí, como eu ia saber o que vocês estavam passando? Pelo Jornal Nacional?? Pela horda de puxa-sacos que fizeram um muro de concreto virtual entre o público comum e os problemas internos da TAM? Faça-me rir. o pouquinho que eu sabia era de quem foi demitido ou que declaradamente detestava vocês. Mas esses eram dois ou três. E muito perseguidos por sinal. Aí fica dificil se informar né?
        Sinceramente, só voltei a interagir mais com pessoas da TAM graças ao Anônimo, senão, a tendencia era eu me afastar de vez de tudo e deixar essa casa desabando sozinha. Mudei inúmeros juizos de valor sobre pessoas da TAM depois que passei a conviver com ele e seus amigos.
        E confesso que nem dei tanta atenção assim pro caso do Barioni porque o cancro aqui se chama Ruy Amparo.
        Foi isso.

  5. Fico feliz que três tripulantes tenham escapado. Os cuidados e o carinho de suas respectivas famílias logo os trarão de volta sãos e salvos.

    Mas a recomendação é que se afastem de vez desse inferno. Pro bem deles.

    • Caros amigos,

      Aqui na Tam contumamos dizer que, quando sai um chefe ruim, entra um pior no lugar! Os algozes são os mesmos e sempre o serão, já disse antes que se compararmos a Tam co o Brasil, encontraremos as mesmas mazelas.

      Vivemos imersos num mar de pequenas delinqüências cotidianas que já não notamos, ou então achamos que fazem parte natural e inevitável da vida. Não está na moda falar em padrões morais e quem se arrisca a mencioná-los é desdenhosamente taxado de moralista. Mas não tem nada de moralista aquele que lembra que o homem é uma ser moral. Sem senso moral, o homem é um bicho ou um psicopata, mas o clima nessa área parece hoje cínico e complacente e não é raro que o apego a algum valor moral seja qualificado como coisa de otário. Recato e pudor parecem ter sumido e o exibicionismo, em mil formas contemporâneas, se manifesta em toda a parte.

      Tentar decifrar as causa desse comportamento eqüivale, de certa forma, a decifrar a TAM, tarefa jamais completada por ninguém até hoje. As causa são múltiplas , controvertidas e complicadas. Assim, da mesma forma que fazem os médicos , quando não conseguem fazer um diagnostico preciso, o tratamento sintomático é o único caminho.

      Não sabemos bem por que somos complacente e conformados, mas sabemos que o somos e estamos condenados a continuar sendo, enquanto não levarmos a sério o desrespeito a lei e mantivermos uma relação afetiva com a malandragem, a esperteza marota e a frouxidão de princípios.

      Abraço a todos

      • Perfeito seu texto, não tiro nem acresento uma virgula.

        Agora… essa apatia realmente me assusta uma vez, que só alimenta a pseudo-segurança do lado de lá de achar que está fazendo o certo que, se analisarmos hoje… estão certos diante do que pretendem pois, estão conseguindo o resultado que desejam afinal… diante da não-reação de vocês…. tá perfeito!

        Aviadores – Ação x Reação
        Ação – A Lista publicada pela TAM da forma que foi, associada a todas as desconformidades com a Lei
        Reação -??? (ops! isso é com vocês)

  6. Prezados! Cheguei aqui no blog por acaso!
    Sou usuária da TAM sempre(inclusive vou para Orlando de novo com vocês no começo de set).
    E confesso que estou chocada (e com muito medo tb) com tudo que li. Acabo de descobrir que eu voo numa roleta russa!
    Acho válido e digno o movimento de vocês, mas acho (minha humilde opinião e com todo o respeito) que vocês estão fazendo pouco barulho! Só vocês não estão dando conta, estão precisando de ajuda de muito mais vozes pra gritar junto! Pq não incluir a população nisso? Afinal, se vocês pararem (greve) irá fazer estrago…mas se o povo DEIXAR de comprar passagem também, né?
    Já pensaram em divulgar isso no Facebook? Muita coisa começa por lá; A greve dos professores, por exemplo está sendo compartilhada e divulgada lá.
    Bom, faço parte de vários grupos (algum de denúncias) e outros de viagens que estamos sempre falando bem da TAM e indicando sempre (vai ficar tenso o negócio por lá rsrs)
    Se me autorizarem, posso começar hoje mesmo fazer meu barulhinho!
    Quero ajudar!!!
    Até,
    Bia.

    • Olá Sra. Bia, Seja muito bem-vinda ao blog.

      Já não faço mais parte do grupo de voo por opção, para cuidar da minha vida pessoal que estava desabando e eu achei por bem cuidar do que era mais importante para mim. Falei em opção ainda há pouco, mas acho que não tive escolha. Vou lhe contar algumas coisas que, geralmente, passageiros não ficam sabendo: Certa vez, estava eu voando com um comandante. com poucos cabelos, perdidos, em razão da pressão que a profissão já traz consigo e, mais ainda, por trabalhar em uma empresa onde quem menos tem razão é o tripulante.
      Ele me perguntou:- Você quer se aposentar na aviação? (Havia dito a ele minha formação acadêmica). Eu respondi que sim.
      O comandante me deu um conselho que foi decisivo para minha vida:
      – Nunca coloque a TAM ou a aviação acima de seus valores éticos e morais e, principalmente, sobre sua família.
      A TAM foi a empresa que eu escolhi para trabalhar, porque “por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento”.
      Chegou uma época da minha vida que, ao distribuir as balas e ouvir aquele marketing sendo passado para vocês de que a TAM é um mar de rosas, me enojava; não só a mim, mas a todos os tripulantes. Demagogia, hipocrisia das grandes.
      Mas não quero, com isso, afastar os passageiros, pois fazendo isso, meus colegas ficarão sem emprego, pois a empresa vai falir.
      O objetivo deste blog é conscientizar passageiros e tripulantes de que SOMOS HUMANOS, MERECEMOS RESPEITO.
      Para a senhora ter uma ideia de como os tripulantes levam a vida, um colega pergunta para o outro assim: Sua esposa é “normal” ou é tripulante? Sabe por quê?
      Porque tripulantes não tem vida normal, principalmente na TAM. Eles têm a escala tão apertada, que mal dá para dar um beijinho nas crianças, dar atenção para o esposo, esposa. Amigos? Difícil, você não consegue estabelecer uma amizade, só se seus amigos ficarem à mercê de sua escala de voo e, acredite: no começo, dá certo, depois seus amigos desistem de você.
      Aí a senhora pode se fazer seguinte pergunta: -Mas eles (os tripulantes) não sabiam que iria ser assim?
      Não. Não era para ser desse jeito, temos uma lei própria da nossa profissão (Lei 7183/84) que, na década de oitenta funcionava muito bem, porém não acompanhou o desenvolvimento do país e por isso, as empresas aéreas se valem da regulamentação obsoleta para fazer o que bem entendem com os tripulantes.
      Para que a senhora fique a par das situações a que os tripulantes estão diariamente sujeitos, inclusive o quanto isso afeta sua saúde, faço um convite a ler o livro “Tripulantes – A Dor do Glamour”. Foi escrito por uma comissária e está disponível para download grátis. (Que Deus abençoe a essa comissária!)
      Creio que depois destas linhas, a senhora vai ter uma visão muito diferente da que tinha sobre nós (vou ser sempre aeronauta de coração).
      Grande abraço e junte-se a nós na luta por uma aviação melhor e mais segura para todos!

  7. estava vendo uns videos antigos de empresas antigas derrepente vejo um que me chamou a atenção de 96/97/98 da Transbrasil a mensagem final do cmte não lembro o nome declarando ao presida da empresa!!acompanhe que aquilo hoje tem haver com todos vcs

      • Além do descrito acima, vale lembrar que ” a banda de lá” simplesmente ODEIA a gente… Escutei pessoalmente com as minhas orelhinas de jumentinha Orkutiana…

  8. Não adianta só reclamar aqui, nós também podemos fazer denúncias no MPT. Basta entrar no site. A Tam já sinalizou que não vai seguir a convenção coletiva no ítem “aposentáveis”, diz não reconhecer e não ter casos como esses dentro da empresa. Tem sim, e muitos ! Mas são os “vacas sagradas”, muitos deles, os próprios chefes que estão defendendo o seu.
    Quero ver se a empresa ao não seguir a convenção, vai posteriormente arcar com o preço de uma ação conjunta de reintegração como aconteceu na Gol.

      • Acabei de ler novamente… Ítem aposentáveis com complementação, o que vc entende ? Eu engendo que são aqueles aposentados pelo INSS e que já fazem jus a uma complementação intergral, seja qual for a fonte. Não estou estragando o blog, estou querendo ver a lei cumprida.

  9. Senhores,

    Mais uma vez quero deixar claro que não sou do grupo de vôo porém, tenho grandes amigos, quase irmãos, voando na tam ( minúsculo proposital) e por vezes é mais clara a cena para que esta apenas olhando, sem dela participar.

    Em vários comentários li criticas impondo a terceiros (Amaros, Barioni, Igor Bueno, Lula, Dilma, SNA e ATT) a culpa de estarem nessa M toda. Porem, como já postei anteriormente, a culpa é TODA de VOCÊS.

    Em um post acima falaram em entregar o cargo de instrutor. Isso JAMAIS ocorrerá devido a grande maioria achar que isso é prestigio, além da merreca que ganha a mais no final do mês.

    Meus colegas narram fatos em que um Cmte para um vôo por item no-go (espero ser isso) e vem outro e faz a droga do vôo. O problema todo é a desunião outro lugar.

    Acompanho esse blog desde sua criação e até agora pouco observei de mudança no quesito união. Acredito que o maior número de comentários ocorreu quando da demissão. Vocês so escrevem quando a P. bate na porta ou em outro lugar.

    Vocês assim NÃO VÃO CHEGAR A LUGAR ALGUM, so estão agonizando em uma morte lente e certa.

    Senhores, queiram, realmente, desculpar minhas palavras. Acho que fui um pouco rude porém estou sendo pois passei a admirá-los e têm-los como “amigos”.

    Amigo não é aquele que so fala o que queremos escutar mas sim o que fala aquilo que precisamos ouvir.

    Gostaria de poder continuar aqui postando e sempre estarei observando a luta de vocês.

    Um forte abraço a todos.

  10. Semanalmente acompanho este blog e como passageiro, entendo que a maior preocupação é quanto as segurança.
    No entanto, sobram palavras mas faltam evidências. Se os aviões estão com pendências de manutenção, onde estão os registros?
    Hoje em dia, qualquer um possui um celular com câmera fotográfica. Porque não divulgam este material? Existem diversos meios de se fazer isso anonimamente.
    Será que a imprensa conseguirá ignorar? Aí está uma ótima chance de testar e eficácia das redes sociais. Liguem o ventilador e espalhem essas provas.
    Fiquem a vontade para enviar material para meu e-mail. Assim como leitora Bia, se me autorizarem, também posso fazer um bom barulho.

    Boa sorte a todos

    • Sr César,infelizmente nesta empresa reina há décadas a política do medo,do reporte covarde que se inicia logo no ingresso do funcionário e começa na chamada “integração”,daí o Sr observa que o fruto desta formação será o egoísmo,o conformismo e principalmente a ignorância da maioria que por desconhecimento pensam ser todas as Empresas assim e aí perpetuam essa política e para coroar, a empresa paga aos tripulantes um salário acima das concorrentes e PRONTO,está aí a cereja do bolo da desunião e o porquê da não divulgação desse material,além do mesmo poder ser facilmente “detectável” (pela empresa) a fonte.
      E uma coisa a mais,a imprensa não é tão “parceira” e isenta assim,pois eu mesmo ofereci um material farto há um tempo atrás e defrontei-me com inúmeras desculpas e barreiras para sua divulgação.

      • Era o que iria responder, só que o colega acima o fez. Principalmente a parte da imprensa.

  11. Sabe como a união ia aumentar? Basta mostrar a lista original da demissão que a Tam queria, desrespeitando a convenção coletiva e muitos do que se sentem seguro agora, iam perceber que a empresa e os chefetes tinham entregado as vossas cabeças na bandeja da rua… Pensem a respeito e mobilizem-se…

  12. Parabens ruy ampara,grant,bologna e claudia vcs conseguiram!!!em menos de 1 mes tivemos 6 infartos!!ontem mais 1 cmte Alexandre Paixao do 767!!e a tam consegue mais um recorde:infartou cmte em todos seus equipamentos!!o cmte esta internado em Santiago!!

  13. Pois é Captain burnfuel, PELO VISTO NAO ESTA LONGE DE ACONTECER ALGUM GRAVE ACIDENTE, e só apos isso acontecer para que os meios de comunicação deixem de ignorar essa pressão e façam denuncias para toda uma sociedade .Aposto que nao vai ter um jornal se quer que nao vai procura-lo para ouvir o que tem a dizer sobre a segurança de voo na Empresa .Digo isso porque nao vejo mais outro meio para que essa situaçao possa ser considerada e revertida . So mesmo com um escandalo !

    abraços .

    • É desistirnunca, me parece que a empresa realmente quer “pagar pra ver” literalmente. Aí a história que a gente conhece. Do jeito que a TAM está, se acontecer um acidente, abre falência na hora. Analisando friamente a atual situação, mais vale sair da empresa do que ficar. Pelo menos você recebe o que é devido(?), entra na justiça do trabalho para requerer o que é de direito e recebe daqui um ou dois anos, e vai tentar a vida em outra empresa que tenha um pouquinho a mais para oferecer, visto que todas estão caminhando no mesmo sentido: exploração da mão-de-obra humana. Lamento em ter de concordar quando você diz “só mesmo com um escândalo”.
      Infelizmente, o preço que pagamos para sermos ouvidos é muito alto. No Brasil, é preciso morrer dez crianças atropeladas na frente de uma escola, para que se coloque uma faixa de pedestres, por exemplo. Sou uma pessoa bastante otimista , porém quando eu entro no blog e sinto esse “abandono”, olho de forma realista.
      Tenho certeza de que quando acontecer o pior, teremos a participação de muitos jornalistas sedentos de informações que muitos tentaram veicular, denunciar, e não foram ouvidos. Vai ser igual urubu na carniça. Por que não se previne ao invés de remediar? Se é que, perder um amigo ou um ente querido em um acidente que poderia e deveria ser evitado, pode-se “remediar”.

      E um “viva” para aqueles que não estão na lista e voltam seus olhos só para os seus umbigos!

  14. Quando um comandante infarta ao lado, é óbvio que o co piloto tem uma descarga de adrenalina que pode leva-lo tb a um infarto. Tá longe disso? Tá longe de um novo acidente com 180 mortes? Galera do Peace, preparem-se!

  15. Aviadores… muito providencial diante do momento que vivem…

    “Introdução ao Direito”

    Primeiro dia de aula, o professor de ‘Introdução ao Direito’ entrou na sala
    e a primeira coisa que fez foi perguntar o nome a um aluno que estava
    sentado na primeira fila:
    _- Qual é o seu nome? _
    _- Nelson, Senhor. _
    _- Saia de minha aula e não volte nunca mais!_ gritou o desagradável
    professor.
    Nelson estava desconcertado. Quando voltou a si, levantou-se rapidamente,
    recolheu suas coisas e saiu da sala. Todos estavam assustados e indignados,
    porém ninguém falou nada.
    _- Agora sim, vamos começar ._
    _- Para que servem as leis?_ perguntou o professor.
    Assustados ainda, os alunos pouco a pouco começaram a responder à sua
    pergunta:
    _- Para que haja uma ordem em nossa sociedade. _
    _- Não! respondia o professor. _
    _- Para cumpri-las. _
    _- Não! _
    _-_ _Para que as pessoas erradas paguem por seus atos. _
    _- Não!_
    _- Será que ninguém sabe responder a esta pergunta?! _
    _- Acho que é para que haja justiça_, falou timidamente uma garota_. _
    – _Até que enfim! É isso, para que haja justiça! E agora, para que serve a
    justiça? _ Todos começaram a ficar incomodados pela atitude tão grosseira.
    Mas continuaram respondendo:
    _-_ _Para salvaguardar os direitos humanos…_
    _- Bem, e que mais? _
    _- Para diferençar o certo do errado, para premiar a quem faz o bem…_
    _- Ok, não está mal. Porém respondam a mais esta pergunta: agi corretamente
    ao expulsar Nelson da sala de aula?_
    Todos ficaram calados, ninguém respondia.
    _- Quero uma resposta decidida e unânime! _
    _- __NÃO!_ responderam todos a uma só voz.
    _- Poderia dizer-se que cometi uma injustiça? _
    _- __SIM!_
    _- E por que ninguém fez nada a respeito? Para que queremos leis e regras
    se não dispomos da vontade necessária para praticá-las? Cada um de vocês tem
    a obrigação de reclamar quando presenciar uma injustiça.
    Todos. Não voltem a ficar calados, nunca mais! E vão buscar o Nelson.
    Até porque, afinal, ele é o professor. Eu sou só aluno de outro período…_

    Aprendam:
    Quando não defendemos nossos direitos, perdemos a dignidade.

    E a dignidade não se negocia.

    • Cara amiga,

      Nós aqui no blog, somos os únicos da sala que nos manifestamos contra as injustiças na TAM, infelizmente a grande maioria não vai fazer nada, já estão corrompidos e acostumados com os pequenos delitos praticados no dia a dia, tão acostumados a querer tirar vantagem dos outros que já não percebem quando os seus direitos são usurpados.

      Eu já postei aqui um comentário falando deste assunto, não cabe mais a mim falar de novo, infelizmente não chegaremos a nada, se não conseguimos mudar a opnião do grupo até agora, não faremos mais. Mais uma vez deixamos a oportunidade passar, agora teremos que nos preparar para o que vem por aí, ou quem sabe começar a avaliar nossas opções!

      Quanta energia desperdiçada, quanto tempo perdido, quantas emoções aqui foram extravasadas, opniões expostas, suplicas de união visando o bem comum. Qual foi o ganho obtido? Não sei! A mim me ajudou bastante, principalmente em saber que não sou uma ilha de princípios morais, idéais, valores familiares, éticos e religiosos. Mas existem outros como eu, infelizmente em número muito inferior ao necessário!!!

      Abraço a todos!!

      • Tenho só mais uma coisinha a acrescentar em seu comentário, na verdade, não é segredo para ninguém que não é interessante para empresa nenhuma ter em seu corpo de funcionários grande quantidade de “cabeças pensantes”.
        Isso faz muito sentido para mim agora, relembrando de minhas entrevistas de emprego na TAM. Eu me questionava: – Como é que fulano (a), que ao meu ver, tem perfil, é inteligente, articula conversa sobre os mais diferentes assuntos, tem opinião própria, não é aprovado numa entrevista?
        Claro que existem “N” fatores para isso ocorrer. Não é porque ele (a) não conseguiu ser aprovado(a), que quem conseguiu é melhor para o cargo, até porque eu não fiz entrevista na TAM só uma vez.
        O fato é que, ter pessoas ignorantes (em todos os sentidos da palavra) é mais vantajoso e a TAM sabe disso muito bem.

        Abraço.

  16. Pensem sobre isso…

    “O que mais me surpreende na humanidade, são os “homens”.

    Porque perdem a saúde para juntar dinheiro.
    Depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.

    E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro.

    E vivem como se nunca fossem morrer…
    … E morrem como se nunca tivessem vivido.”

    Dalai Lama

  17. Uma leitura inteligente, para pessoas inteligentes acerca do “jeito TAM de demitir”. Boa leitura!
    Abraços.

    Até mesmo os melhores gestores de vez em quando têm de lidar com a desagradável missão de informar a um funcionário que ele não faz mais parte dos planos da empresa e está dispensado. Situação que se torna ainda mais difícil se a pessoa em questão reage mal à notícia ou a condução é feita por alguém inexperiente ou desqualificado.
    Aliás, quando o dispensado demonstra surpresa significa que a sua comunicação com o líder era falha, afinal se este colaborador estivesse recebendo feedback acerca do seu baixo desempenho não haveria uma frustração considerável e nem mesmo uma provável reclamatória trabalhista posterior decorrente do desligamento mal conduzido.

    Também é preciso deixar claro que a demissão do trabalhador deve ser feita pelo seu gestor direto. Aquela história do profissional de RH dar a “má notícia” é um equívoco e tanto, afinal este é um ônus da liderança. É claro que vale a pena contar com a presença de um profissional especializado para esclarecer eventuais dúvidas relacionadas às verbas rescisórias e mediar um clima amistoso, mas quem deve conduzir os trabalhos é o superior imediato.

    Porém, antes de informá-lo a respeito do desligamento é aconselhável fazer um backup de todos os documentos que existem no computador do profissional que está de saída. Infelizmente, já ouvi inúmeros relatos de pessoas que apagaram todos os registros do seu trabalho a fim de complicar a vida dos substitutos. Logo, não se trata de desconfiança e sim de zelar pelo patrimônio da empresa.

    Quanto à data e horário, se possível o comunique da decisão logo no início da semana e evite fazê-lo próximo a datas festivas, como o Natal, pois além de tirar o emprego desta pessoa você também acabará com o final de ano dela ou provocará um sofrimento desnecessário. Com relação ao local, escolha uma sala na qual vocês possam conversar a sós e sem que ela se sinta humilhada publicamente.

    Durante a conversa, evite longas explicações e nada de fazer brincadeiras ou contar piadinhas. Além disto, seja claro, pois não é incomum que o funcionário acredite se tratar apenas de uma repreensão ou coisa do gênero e depois questione sua decisão a fim de revertê-la. Ou seja, nada de tecer elogios exagerados ou ficar pedindo desculpas, pois ele certamente dirá: “Então por que você está me dispensando?”

    Outra dica importante: tome cuidado para não deixar este tipo de informação vazar, pois é muito desagradável ficar sabendo da demissão por terceiros. Entretanto, assim que possível informe os demais membros da equipe sobre o desligamento a fim de evitar que as conversas de corredor promovam terrorismo ou reforcem informações inverídicas.

    E se ele solicitar uma carta de recomendação? Neste caso só prometa indicá-lo a um terceiro se for cumprir sua palavra ou então diga que infelizmente não poderá fazê-lo, sem entrar em detalhes. Mas é claro que se o profissional tiver maturidade suficiente para escutá-lo, você poderá explicar os motivos para ajudá-lo a não cometer os mesmos erros adiante.

    As empresas precisam ter ciência de que a rotina de demissões é extremamente danosa para quem almeja conservar um bom ambiente de trabalho e um desempenho excepcional. Todavia, para isto precisam focar seus esforços o quanto antes na contratação das pessoas certas e na capacitação das mesmas, bem como saber que algumas vezes será necessário agir rápido para distanciar aqueles que não devem permanecer no barco.

    Quando assim atuam, são justos com a pessoa demitida – que poderá reescrever sua história em outro lugar – e com a própria organização – que terá a chance de contratar logo a pessoa de que precisa. E mais: a forma com que você conduz a demissão de alguém dá um sinal claro àqueles que permanecem sobre como poderão ser tratados no futuro, tanto nas horas boas quanto nas ruins.
    Wellington Moreira Wellington Moreira / Site do autor / Recursos Humanos

    Publicado em: 18/04/2013 / Total de Leituras: 1.019

    Palestrante e consultor empresarial na área de Desenvolvimento Humano, também é professor universitário. Mestre em Administração de Empresas …

    Fonte: Como conduzir uma demissão
    Qualidade Brasil – O seu portal brasileiro de Gestão

  18. O Estado de S.Paulo
    21 de agosto de 2013 | 16h 09
    LAN alerta que pode deixar de operar na Argentina
    MARINA GUIMARÃES – Agencia Estado

    BUENOS AIRES – Depois de meses de conflito entre a aérea LAN Argentina e o governo de Cristina Kirchner, a companhia confirmou, nesta quarta-feira, 21, que poderia deixar de operar no país. A decisão é uma resposta à ordem oficial para que a empresa desocupe, dentro de um prazo de 10 dias, o hangar no qual concentra seu trabalho de manutenção no aeroporto metropolitano Jorge Newbery (Aeroparque). A informação foi dada pelo diretor de Assuntos Corporativos da LAN, Agustín Agraz, à agência local de notícias Diarios y Noticias (DyN).

    Ele disse que a operação de LAN Argentina é inviável sem o hangar porque elevaria os custos. “Se tiram a gente do hangar, seremos obrigados a deixar de voar aos 14 destinos da Argentina”, alertou. O executivo lamentou que, nos últimos meses, nenhum funcionário do governo responsável pela política de transporte aeroportuário da Argentina tenha atendido às ligações telefônicas da companhia.

    Agraz disse que a companhia recebeu a ordem de despejo ontem, 20, emitida pelo Organismo Regulador do Sistema Nacional Aeroportuário (Orsna) e que vai apresentar recurso legal contra a medida. “Recorreremos à justiça para fazer valer nossos direitos. Temos um contrato assinado até 2023 pelo hangar e nossa base de manutenção até o ano 2023, com um investimento de US$ 5 milhões e royalties mensais de US$ 20 mil”, afirmou.

    O conflito entre a companhia e o governo começou em dezembro, em diferentes autarquias. A primeira foi com a Intercargo, estatal que presta serviços de handling aos aeroportos do país, que reclamou uma dívida milionária da LAN. Durante o embate, a LAN foi obrigada a cancelar uma série de voos por falta dos serviços.

  19. O Globo
    21/08/13 – 23h00
    TAM cortará oferta de voos domésticos em até 9%
    Galeão perde espaço para Guarulhos na malha internacional da companhia
    DANIELLE NOGUEIRA

    RIO E BUENOS AIRES – A TAM reduzirá de 7% a 9% sua oferta de voos domésticos em 2013 e também cortará a oferta nos voos internacionais, dentro da estratégia de diminuir custos e elevar a taxa de ocupação dos aviões, informou ontem a Latam, empresa criada a partir da fusão da aérea brasileira e da chilena LAN. Na área internacional, o corte será possível principalmente por meio de suspensão de voos a partir do Galeão para a Europa, o que fará com que o aeroporto carioca perca espaço na malha aérea da companhia. A TAM optou pelo aeroporto paulista de Guarulhos para ser seu hub (centro de distribuição de voos) na América do Sul.

    A estratégia de reduzir a oferta de voos domésticos elevou a taxa de ocupação dos voos em nove pontos percentuais no segundo trimestre deste ano (para 77,9%), ante igual período do ano passado. Nos países de língua espanhola onde a Latam atua, a expectativa é de crescimento de oferta de 12% a 14% em 2013.

    Na área internacional, a TAM cancelou os voos diretos do Rio para Frankfurt e Paris a partir deste mês, o que lhe permitirá atingir a meta de corte de 10% nos voos internacionais este ano do grupo Latam. As duas cidades serão atendidas por São Paulo.

    Os cortes na oferta levaram a Latam a reduzir também o tamanho da frota para o triênio 2013-2015. A companhia suspendeu a entrega de 22 aeronaves nesse período. Com isso, encerrará este ano com 327 aeronaves (menos que a frota atual, de 336 aviões) e fechará 2015 com 334 unidades. O redesenho da frota permitirá economia de US$ 1,1 bilhão no período.

    A Latam teve prejuízo de US$ 329,8 milhões no segundo trimestre de 2013, queda de 26,5% em relação a igual período de 2012. A desvalorização do real de 10,4% no período foi uma das razões para as perdas.

  20. G1
    21/08/2013 16h00
    Latam Airlines registra perdas de U$329,8 milhões no segundo trimestre
    France Presse

    SANTIAGO, 21 Ago 2013 (AFP) – A Latam Airlines, a maior companhia aérea da América Latina, fruto da união da LAN Chile e da brasileira TAM, registrou perdas de 329,8 milhões de dólares no segundo trimestre, 27% a menos que no mesmo período do ano anterior, informou a empresa um ano após a fusão.

    ‘Esses resultados refletem o processo de integração entre LAN e TAM, a reestruturação das operações no Brasil, e a implantação de iniciativas estratégicas de longo prazo durante o primeiro ano da fusão’, explicou a empresa em um comunicado.

    No saldo negativo está incorporada, além disso, a depreciação de 10,4% do real brasileiro a 30 de junho de 2013, comparado com 31 de março de 2013.

    A companhia informou que, no segundo trimestre, as receitas totais foram de 3,1 bilhões de dólares, com um aumento de 0,3% em relação ao ano anterior.

    ‘O aumento de 0,3% é o resultado de um aumento de 1,7% nas receitas de carga e um aumento de 64,3% em outras receitas, parcialmente compensados por uma reduação de 1,4% nas receitas de passageiros’, explicou a empresa.

    A Latam voa a 135 destinos em 22 países, com uma frota de 321 aviões. O grupo conta com mais de 53.000 funcionários. Após a fusão, cada companhia opera de forma paralela, mantendo suas respectivas identidades e marcas.

  21. ATENÇÃO:
    Senhores,

    As notícias vindas de Brasília sobre a criação do SAMSP, NAO são boas.

    Se nada ocorrer, essa porcaria desse “sindicato municipal” receberá sua carta sindical na PROXIMA SEMANA!! ficando responsável pelas negociações dos aeronautas baseados em São Paulo. “SÓ” isso!!!

    Um grupo de aproximadamente 30 aeronautas, uniformizados, irá a Brasilia amanhã, solicitar ao Ministério Publico Federal uma investigação sobre a criação deste sindicato, criado com fortes indícios de fraude.

    Assim, solicitamos a quem estiver em SÃO PAULO amanhã, dia 22/08, que compareça ao ministério publico à Rua Cubatão, 322 às 13:30 para solicitar que o MPT abra um inquérito para investigar a assembleia de criação daquele sindicato. Esta solicitação deverá ser feita em nome da CATEGORIA!!!.
    Quem estiver lá deverá falar em seu nome “eu não reconheço e não aceito ser representado por esse sindicato”. O MPT deverá notificar o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) de que está investigando a criação deste sindicato. Devemos deixar bem claro que não precisamos de uma categoria dividida, muito menos de oportunistas guiando os rumos de nossa profissão.

    EU queria estar ai para poder ajudar vcs, puxar o “bonde” para lutar contra essa corja!, mas estou ha 17000 kms daí!! NAO podemos deixar passar! SE eles conseguirem essa carta sindical, é o tiro de misericordia na categoria, e tudo que lutamos e estamos fazendo vai por agua abaixo!!!.
    Precisamos de um voluntário, para coordenar o grupo amanhã no MPT. O horário ideal da ida ao MPT é as 14:00. Ainda, precisamos de um grande numero de aeronautas lá amanhã. Esta pode ser nossa ÚLTIMA CHANCE de acabar com eles no nascimento!!.

    Peço encarecidamente que possamos nos organizar RAPIDAMENTE para isso! Posso sugerir que o pessoal se enco tre no estacionamento do IBIS/CGH as 12:30, quem tiver carro e puder ir no mesmo, confirme replicando o email, e informando, bem como quem estiver a pé tambem informe, assim poderemos nos organizar!!.
    Mais uma vez, somente informem os que PUDEREM IR!
    NAO respondam esse email com “infelizmemte blablabla…!” Ou “queria ir mas estarei na China com o Aguirres”. Vamos ser objetivos e praticos!!.

    Os Aeronautas contam com vcs!!!

    Abraço
    Vamos espalhar essa nota

  22. Você conhece o SAMSP, citado acima ?
    Presidido por João Pedro, nascido em Portugal, ex-comissàrio da Varig, desempregado, pede dinheiro emprestado ao amigos e nunca paga, ficou 10 anos de INSS de licença saúde, sem carteira ANAC desde 2004, afastado do SNA, inscreveu a ANA e o SAMSP em um endereço residencial falso de São Paulo.

    Estão com ele e assinaram a criação do Sindicato Municipal:
    Carlos Bittencourt , piloto da Tam
    Alexandre Paixão, piloto da Tam, o mesmo que teve um “princípio de infarto”, será ?
    Dayse, ex-comissária da Varig
    Cláudio Marques, comissário da Tam
    Rafael Moraes, piloto da Tam
    José Seabra, ex-Vasp
    Elpídio Camara.

    Se eles conseguirem a carta sindical, serão os representante oficial de todos os aeronautas de São Paulo. É pra eles que vai sua contribuição Sindical.

    ATENÇÃO GENTE, ISSO É MUITO IMPORTANTE !
    Não deixem acontecer !
    Essas pessoas não nos representam !

    Sugiro ao AA novo tópico sobre o assunto.
    LUTEM !

  23. Atenção novamente:

    Sobre a reunião do dia 22:
    Para terem uma ideia, tinham 4 cmtes da Gol, 1 da Avianca, 4 da Tam e uma comissária. Foi protocolada a denuncia junto ao MPT, contra o modo como foi criado o SAMSP, o qual como mostra no vídeo do Youtube, não deixaram os aeronautas presentes participarem de modo democrático da sua criação, e o seu quadro de gestores, possui integrantes que já não exercem função de tripulante há muito tempo.
    Amanhã (23 de agosto) a reunião se dará no MPT com a promotora Juliana Masserante as 1400h na Rua Cubatão, 322 é se interesse de todo aeronauta.

    • QUEREM ACABAR COM ESTE SAMSP?????? PELO AMOR DE DEUS GENTE, JÁ ESTÁ MAIS DO QUE COMPROVADO QUE ELE ESTÁ SENDO ALIMENTADO PELA ATT. O BARBOSA ESTA COM UM DISCURSO DE QUE NÃO QUER SABER DO SINDICATO, MAS TUDO NÃO PASSA DE UMA FARSA PARA ENGANAR A EMPRESA. ELE CONTRATOU UM FUNCIONÁRIO COM SALÁRIO DE 42.000,00, POREM METADE DISSO VAI PARA OS COFRES DO SINDICATO. INVESTIGUEM, VÃO A FUNDO VCS TERÃO A COMPROVAÇÃO.

  24. http://www.elmostradormercados.cl/sin-editar/el-creciente-enojo-de-los-cueto-con-el-desorden-de-tam-al-interno-de-lan-se-cuestiona-el-due-diligence-que-se-hizo-para-la-fusion/#sthash.3481i08f.dpuf

    O vice-presidente executivo do grupo de ar, Enrique Cueto, admitiu publicamente que os problemas estão no Brasil, mas, em particular, a família raiva é maior.

    Fontes de dentro da empresa para admitir que a TAM tem uma “bagunça completa”, e só agora estão percebendo a magnitude. O fato de o menor perfil para a profundidade da desaceleração da economia brasileira também é questionada.

    Um par de semanas gatillaron problemas saída LAN CFO.

    Entre as críticas feitas, é que o “devido diligince” que a TAM tinha cometido muitos erros e lacunas. Em particular, critica contrato mal TAM com a Airbus, o que tem causado sérios problemas para a TAM, que não foram compensados ​​Airbus e, aparentemente, não vai ser.

    Lembre-se que LAN assumiu uma companhia aérea que foi 40% maior em termos de vendas e quase 50% maior de receitas.

    Os bancos responsáveis ​​pela operação foram JP Morgan, que representou TAM.

    SE A LAN NAO VAI BOTAR MORAL NA TAM, QUEM COLOCARÁ?

    • Isso p/ nos nao e novidade, ja falamos aqui varias vezes o interesse na fusao foi muito mais pelos slots a Lan nao tem comprometimento e ‘moral’ nenhum com o Brazil

  25. Existe algo de podre no Reino da TAM (2)

    dentre informações da matéria…

    “… O vice-presidente executivo do grupo de ar, Enrique Cueto, admitiu publicamente que os problemas estão no Brasil, mas, em particular, raiva é maior com a familia.

    Fontes de dentro da empresa para admitir que a TAM tem uma “bagunça completa”, e só agora estão percebendo a magnitude. O fato de o menor perfil para a profundidade da desaceleração da economia brasileira também é questionada…”

    Tô falando… vejo nuvens negras… o que, indiscutivelmente, reflete na Segurança de Voo

    E…” familia “… não nega o berço! NADA SUBSTITUI O LUCRO!!!

    http://www.elmostradormercados.cl/sin-editar/el-creciente-enojo-de-los-cueto-con-el-desorden-de-tam-al-interno-de-lan-se-cuestiona-el-due-diligence-que-se-hizo-para-la-fusion/

    • É … e quando nós falávamos… só faltavam nos comer com o olhar,então taí a sua adorada companhia. A crítica feita era construtiva porque vários conheciam e já sentiram na pele as consequências de uma má administração para o aviador.
      Taí…
      Enquanto isso na “Sala de Justiça” ainda tem gente comemorando a “andada” em 146 números…
      …Shit…

      • Além de comemorar a andada de fila, não devem estar nem aí pra perigosa criação do SAMSP, como citei acima. Aliás, alguém aí está ?

    • Na verdade, a tradução do Google está errada. O que a frase em espanhol quer dizer é que a raiva do restante da família Cueto frente aos problemas no Brasil é maior do que o divulgado publicamente pelo Enrique Cueto. Ou seja, nada a ver com os Amaro, que aparentemente nada mandam mais na Latam.

Deixe um comentário

